27 maio, 2010

250 mil crianças comem fruta na escola


Cerca de 45 por cento dos alunos do primeiro ciclo estão já abrangidos pelo Regime de Fruta Escolar, projecto iniciado neste ano lectivo e que conta com a adesão de 74 por cento dos concelhos portugueses, revela a agência Lusa.
Segundo Pedro Graça, coordenador da Plataforma Nacional Contra a Obesidade, são cerca de 250 mil os alunos do 1.º ciclo das escolas públicas que podem contar com a oferta de, pelo menos, duas peças de fruta por semana, ao lanche.

26 maio, 2010

Caça aos piolhos!


O sinal de alerta é a comichão na cabeça. Se o seu filho começou a coçar-se com frequência, prepare-se para a caça ao piolho!

Se tem a zona da nuca, pescoço e atrás das orelhas irritada e com pequenas picadas, é mais que certo que deve estar infestado. Nem sempre é possível observar os piolhos, pois eles são ágeis e, entre os cabelos, sobretudo se forem claros, podem passar despercebidos.
Por isso, o diagnóstico faz-se normalmente através da observação das lêndeas que são os ovos do bichinho. São minúsculas e estão agarradas junto à raíz do cabelo. É difícil desagarrá-las, sendo preciso puxar ao longo do fio de cabelo para conseguir retirá-las.
Se estalarem quando apertadas entre as unhas dos polegares, é porque estavam vivas, ou seja, tinham um novo piolho lá dentro, pronto a nascer. Se se soltam facilmente, é porque são apenas a casquinha do ovo que já eclodiu. 

24 maio, 2010

Oeste Infantil

Arrancou hoje mais uma edição da Grande Festa da Criança - Oeste Infantil e termina dia 29 de Maio. De segunda a sexta-feira o Oeste Infantil é direccionado apenas para a comunidade lectiva, mas no sábado dia 29 de Maio estará aberto a toda a família.
Poderão consultar mais informação sobre o evento AQUI
Muitas mamãs que são da região oeste certamente também foram ao Oeste Infantil, quando eram crianças. Eu fui e tenho muito boas recordações deste evento, agora é a vez do meu filhote.

Amamentação promove bons hábitos

Os bebés que são amamentados no início da infância têm tendência a consumir menos comida nas fases posteriores da infância, revela um estudo publicado na revista Pediatrics e citado pelo portal alertonline. Este tipo de auto-regulação da ingestão de comida poderá explicar porque é que a amamentação protege contra a obesidade.

20 maio, 2010

Liga-me!


Ouvir a voz da mãe ao telefone pode ser tão reconfortante como receber um abraço. Investigadores estão surpreendidos por não ser necessário contacto físico para haver a mesma resposta bioquímica do organismo.

Para uma criança que está a precisar de conforto, não há nada como um abraço da mãe. Ou talvez haja: o simples facto de a ouvir, mesmo que seja pelo telefone, desencadeia uma reacção bioquímica no organismo da criança e existe mesmo a libertação de ocitocina. Esta hormona funciona como uma espécie de sedativo natural que reduz os efeitos do cortisol (a hormona do stress).

17 maio, 2010

Educar para o invisível

A escola nunca devia ser inclusiva! Incluir não é integrar. Incluir é, muitas vezes, amalgamar o que nos distingue numa ideia - totalitária - de pessoas normais. Integrar é acarinhar as diferenças: só as escolas plurais são… universidades. E só quando casam aprender e brincar são… jardins-de-infância.

- As crianças transformam-se de dentro para fora da família, e o mundo «pula e avança» de dentro da escola para fora dela. Mas só quando a família e a escola se emparelham nos mesmos objectivos, as revoluções acontecem. Infelizmente, quase nunca escola e família esperam o mesmo das crianças (e, talvez por isso, as coloquem no meio de birras rezingonas, mais ou menos sem fim). As famílias desejam que as crianças se tornem pessoas sempre melhores. A escola aspira a que tenham mais conhecimentos (e, sobretudo, que os dominem com precocidade e eficácia). Mas quando passa, simplesmente, pela periferia do coração, o conhecimento pode transformar-se no maior inimigo da sabedoria.

15 maio, 2010

Bebés aquáticos têm mais equilíbrio aos cinco anos



Bebés que frequentam a piscina têm melhores capacidades motoras e de equilíbrio aos cinco anos de idade.

Os bebés que fazem adaptação ao meio aquático, frequentando regularmente a piscina em sessões com instrutor qualificado, desenvolvem-se mais do que os outros ao nível do equilíbrio, do movimento e da capacidade de agarrar objectos. É esta a conclusão de um estudo realizado na Noruega, na Universidade de Ciência e Tecnologia.
Estas diferenças continuam a notar-se mais tarde, mesmo quando as crianças já têm cinco anos.

12 maio, 2010

Actividades ao ar livre melhoram saúde em 5 minutos

A Universidade de Essex analisou 1.250 pessoas em dez estudos e verificou que quem praticava exercícios ao ar livre tinha uma auto-estima maior e um humor mais apurado.
No estudo foram analisadas actividades distintas como o ciclismo, a pesca, a jardinagem e mesmo uma simples caminhada por um parque, um jardim ou uma reserva natural.
Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.

11 maio, 2010

Adivinha quem é este

O meu pequenino é muito conversador e de um modo geral articula bem as palavras, mas de vez em quando lá saem umas calinadas muito engraçadas.
Por mais que tente corrigir sai sempre a versão calinada lol




Vejam lá se adivinham quem é este?

Cá em casa é conhecido como Móvelix...








E este, sabem quem é?

O Pato Ronaldo, claro.

07 maio, 2010

Como ele vê a política

- Mãe, porque é que temos ver o telejornal?
- Porque é importante ver as notícias.
- Mas a política não é importante, eles só dizem parvoíces!!

Até os miúdos de 4 anos já perceberam que os políticos não são coerentes nos seus discursos...
Já nem as crianças acreditam nas palavras que enchem os telejornais todos os dias.

TV tem efeitos a longo prazo

Demasiadas horas em idade pré-escolar reflectem-se nos resultados escolares e na saúde observados aos 10 anos.

Quanto mais tempo estiver em fente à televisão uma criança em idade pré-escolar maior é a probabilidade de ter dificuldades na escola e problemas de saúde aos 10 anos. É essa a conclusão de um estudo realizado nas universidades do Michigan e de Montreal que cruzou o tempo de televisão aos dois e aos quatro anos com os resultados escolares e os níveis de saúde aos 10 anos, em 1300 crianças.

05 maio, 2010

Dr. Rino

Os miúdos têm cada uma, que até dá vontade de rir...

O meu filho, que tem 4 anos, disse-me no outro dia:
- Mãe, sabes onde é que os meninos que ouvem mal vão?
- Não. Onde é que eles vão?

Resposta inesperada:
- Ao Dr. Rino.

: )

04 maio, 2010

Enjoos matinais passam de mães para filhas

As filhas de mulheres que experimentaram enjoos matinais intensos durante a gravidez estão três vezes sujeitas à mesma situação, descobriram investigadores noruegueses.

Esta condição, denominada hiperemese gravídica, envolve fortes náuseas e vómitos antes das 22 semanas de gestação e, nos casos mais graves pode levar à perda de peso, tanto pela impossibilidade da grávida se alimentar devidamente como pela perda de nutrientes por via oral. Acontece em cerca de dois por cento das gravidezes e é uma causa comum de hospitalização. Está também relacionada com partos prematuras e baixo peso do bebé.

03 maio, 2010

As nossas estrelinhas ainda brilham


Todas as estrelinhas que partiram mais cedo foram lembradas no Dia da Mãe.
Em Torres Vedras cada estrelinha foi lembrada com o lançamento de um balão. 

02 maio, 2010

Presente do Dia da Mãe


Desde o nascimento do meu filho que o Dia da Mãe passou a ter outro significado. Embora não seja ligada a bens materiais, gosto sempre de receber um miminho especial, para simbolizar o dia.
Este ano o meu presente do Dia da Mãe foi uma escova do cabelo, decorada pelo meu filhote no Jardim de Infância.
Foi um miminho muito bom, sei que a escova foi preparada com muito carinho e veio acompanhada de muitas beijocas boas.
Fico à espera dos vossos comentários sobre os presentes que receberam no Dia da Mãe.
Feliz dia da Mãe para todas!

Dia da Mãe

images

Qual é a mãe que resiste à ternura de uma flor?
Feliz Dia da Mãe!!!
Related Posts with Thumbnails