27 setembro, 2010

Os brinquedos e o desenvolvimento infantil

O cérebro de um ser humano está mais activo nos primeiros três anos de vida, durante os quais crescerá até 80% do seu tamanho adulto.

As relações e as experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida têm um grande impacto no futuro da criança.
O potencial de desenvolvimento é em grande parte moldado pelo contexto físico e social, pelo que o contexto envolvente de um bebé ou criança deve, por isso, ser apelativo, interessante e encorajador, devendo adaptar-se as oportunidades de aprendizagem ao nível de desenvolvimento da criança.

22 setembro, 2010

Obesidade de origem viral?

A epidemia de obesidade nos países ocidentais pode estar relacionada com a infecção por um tipo de vírus agora identificado. A questão é controversa e já divide especialistas. Anteriormente a hipótese tinha sido levantada, mas as experiências que a comprovaram tinham sido feitas apenas em animais. 
O estudo agora publicado no jornal Pediatrics demonstrou que as crianças que possuem anticorpos do adenovírus 36 (ou seja, aquelas que já foram infectadas com este vírus) pesam mais do que aquelas que nunca tomaram contacto com o vírus.
Participaram no estudo 124 crianças, com idades entre os oito e os 18 anos. Entre as crianças obesas (um pouco mais de metade) a presença do vírus revelou-se significativamente mais frequente do que entre as outras crianças.

17 setembro, 2010

Bullying - agressores toda a vida

Investigadores concluem que 1,4 por cento dos alunos são bullies. E alerta para a urgência de actuar. O bullying não termina na escola. Alunos agressores tornam-se colegas agressores na vida adulta.

A percentagem de alunos agressores nas escolas é de 1,4 por cento, segundo uma investigação sobre bullying que deu origem ao livro «Bullying&Agressividade em meio escolar». O estudo, da autoria de Luísa Carrilho, Paulo Nogueira e Teresa Bacelar envolveu 1410 alunos de escolas do ensino básico dos concelhos de Oeiras e de Loures.
O bullying é uma forma de comportamento agressivo, descrita como deliberada, com frequência, persistente, sendo difícil as vitimas defenderem-se.

16 setembro, 2010

Elas também estão grávidas...

Rita Ferro Rodrigues
Rita Mendes
Bárbara Guimarães
Cláudia Borges

15 setembro, 2010

A mensagem da Ministra da Educação


E é esta a mensagem que a Sra. Ministra da Educação nos deixa para o ano lectivo 2010/2011.
Com alguns erros de português pelo meio, a Sra. Ministra tenta passar uma mensagem de preocupação e deixa alguns conselhos aos alunos.
Talvez os alunos, em breve, também tenham alguns conselhos para lhe deixar...

14 setembro, 2010

Penélope Cruz grávida do seu primeiro filho




Depois de largos meses de rumores, Penélope Cruz anunciou que está grávida de quatro meses e meio, através de comunicado emitido pelo seu agente, Antonio Rubial.
Dois meses depois do casamento com Javier Bardem, o casal espera agora o nascimento do seu primeiro filho, previsto para o princípio do próximo ano.

Fonte: Lux

13 setembro, 2010

Qual a importância do brincar?

Imagem retirada da net
Desde sempre vemos crianças a brincar, sozinhas ou em grupo, com ou sem brinquedos e inventando elas próprias diversas brincadeiras. O brincar é uma lembrança comum das vivências humanas, algo que todos já experimentámos. Mas qual a função dos brinquedos? Qual a importância do brincar? E como podemos estimular o brincar?

O brinquedo é o elo de ligação entre a criança e o mundo, através dele a criança comunica as suas emoções, pensamentos e conflitos, ele serve como catalisador da brincadeira. Os brinquedos devem ser usados para brincar, para a criança mexer, não para serem meros objectos decorativos inacessíveis à criança, os brinquedos que não brincam não servem o seu propósito de construção. Com o brinquedo a criança aprende, imagina, cria, comunica, ou seja, possibilita novas formas de ser e de estar.

10 setembro, 2010

A preguiça é genética

Imagem retirada da net
Investigadores da Universidade da Califórnia anunciaram ao mundo que a preguiça é genética. A vontade de não fazer nada ou, pelo contrário, de estar sempre em actividade são resultado de um processo de reprodução selectiva.
A variação genética pode levar à obsessão com o exercício físico ou, pelo contrário, à inactividade extrema, com consequências negativas para o organismo.
Através de uma experiência com ratos percebeu-se que os que mais gostam de correr têm mais probabilidade de gerar descendência com a mesma tendência para a actividade física, ao passo que os ratinho mais preguiçosos tinham mais probabilidade de ter filhos com essa caraterística.
Os autores do estudo acreditam que será possível, no futuro, desenvolver terapêuticas que tornem as pessoas menos preguiçosas e mais activas de forma a controlar os níveis crescentes de obesidade. No fundo, um remédio que as impeça de se sentirem bem passando horas «plantadas» no sofá.
A tendência genética para a preguiça pode ser mais perigosa para a saúde do que a tendência para ser gordo, pois esta última pode ser combatida pelo exercício, se a pessoa for activa.

Fonte: IOL Mãe

09 setembro, 2010

Não resisti...


E fui ao hospital ver os meus sobrinhos.
Já estive com o Gustavo ao colo e é uma ternurinha. Tão bonito...
O Duarte foi um maroto e já começou a pregar partidas aos papás. Está na incubadora apenas para observação e por isso ainda não o consegui ver.

Já sou tia!


O Gustavo e o Duarte já nasceram!
Já sou tia : )
Ainda não vi os pequenotes, mas estou ansiosa...
Para já, sei que estão bem os três.

08 setembro, 2010

Bebés choram mais se mãe for ansiosa

A irritabilidade dos bebés pode estar relacionada com a ansiedade das mães. A conclusão é de investigadores espanhóis, que analisaram 317 mães, 20 por cento das quais tinha recebido terapia antes da gravidez e 39 por cento tinha antecedentes familiares de patologia mental.
Outros estudos já tinham demonstrado que o estado emocional da mãe condiciona o comportamento do filho, mas os investigadores descobriram também que os bebés portadores do gene 5-HTTLPR são muito menos irritáveis e choram muito menos, independentemente de a sua mãe ser ou não ansiosa.

03 setembro, 2010

A última descoberta

Foto retirada da net

O J. agora deu em brincar com as molas da roupa...
Apetrecha os bonecos com as molas e fica durante horas a brincar na varanda só com aquilo.
Cria um mundo imaginário que é só dele.

01 setembro, 2010

Regresso às aulas



Com o fim das férias a aproximar-se, é necessário começar a pensar no regresso às aulas.
Cá por casa vamos ter de retomar algumas rotinas e de mudar alguns horários. É importante criar este equilíbrio mesmo antes de começar o ano lectivo.
Mas parece-me que não vai ser fácil. O J. está a manifestar pouca vontade de regressar ao Jardim de Infância.

Related Posts with Thumbnails