23 agosto, 2011

Se as crianças aprenderem a lavar as mãos na escola, vão adoecer menos vezes

Ensinar a lavar e desinfectar as mãos é uma medida simples mas que pode ter um grande impacto na saúde das crianças e na diminuição do número de faltas por doença.

Se as crianças forem ensinadas, na escola, a lavar correctamente as mãos, as taxas de absentismo podem ser reduzidas, pois a frequência e incidência de doenças diminui. É a conclusão de um estudo realizado na Dinamarca que envolveu 324 alunos com idades entre os cinco e os 14 anos.
As crianças foram ensinadas a lavar as mãos, na teoria e na prática, e foi-lhes pedido que, além das lavagens, as desinfectassem com um gel de etanol três vezes por dia.
Nos três meses seguintes, comparativamente à média do ano lectivo anterior, houve uma diminuição de 66 por cento no número de alunos que faltaram devido a doença por um período superior a quatro dias. Registou-se também um aumento de 20 por cento no número de aluno sem faltas.
Ficou assim provado que se a escola fizer um trabalho pedagógico incutindo hábitos de lavagem e desinfecção das mãos pode conseguir reduzir significativamente o número de faltas e diminuir a incidência e propagação de doenças infecto-contagiosas. O estudo foi publicado no American Journal of Infection Control.

Fonte: IOL Mãe
Related Posts with Thumbnails