22 fevereiro, 2012

Prisão de ventre pode estar na origem do chichi na cama


Excesso de fezes acumulado no intestino condiciona capacidade e funcionamento normal da bexiga. Muitas crianças sofrem de obstipação, apesar de não terem queixas.

A amostra é pequena mas, ainda, assim, os resultados são surpreendentes. Tratar a obstipação (prisão de ventre) pode acabar com o chichi na cama. O estudo foi realizado nos EUA, envolvendo 30 crianças com idades entre os cinco e os 15 anos, todas com enurese nocturna. Apesar de terem um padrão regular de idas à casa de banho e de não terem queixas de prisão de ventre, os investigadores verificaram que todas as crianças revelavam obstipação, diagnosticada através de raio-X. Depois de uma terapia com laxativos, 25 das 30 crianças, ou seja, 83 por cento, deixaram de fazer chichi na cama, num período de três meses.
Apesar de a ligação entre prisão de ventre e enurese nocturna ter sido estabelecida pela primeira vez em 1986 não levou a mudanças na prática médica. Segundo o autor do estudo, Steve J. Hodges, esta situação deve-se ao facto de em muitos casos a obstipação não estar diagnosticada e muitos pais não saberem identificá-la.
Na amostra em questão apenas três crianças revelavam sintomas que podiam levar ao diagnóstico de obstipação, mas a verdade é que todas elas tinham um excesso de fezes acumulado, que interfere com a capacidade e funcionamento normal da bexiga.
O estudo foi publicado no jornal Urology

20 fevereiro, 2012

A minha mini matrafona


Aqui por Torres Vedras gostamos de viver o carnaval à séria.
Seguindo uma tradição que atravessa gerações, este ano o J. quis vestir-se de matrafona ou matrafulha como ele lhe chama lol.
Estava uma menina toda gira.

16 fevereiro, 2012

Pais autoritários, filhos rebeldes


Pais autoritários têm mais dificuldade em ganhar o respeito dos filhos, o que conduz com frequência a que as crianças se tornem mais rebeldes e irreverentes na adolescência.


É mais provável ter filhos irreverentes, e até delinquentes, quando se é um pai autoritário do que quando se adopta estilos educativos menos rígidos. Segundo um estudo realizado na Universidade de New Hampshire, os pais autoritários, ou seja, os que aplicam as regras de forma cega, sem atenção às necessidades ou ritmos das crianças, têm menos probabilidade de ganhar o respeito e a confiança dos filhos. Assim sendo, é menos provável que eles se sintam na obrigação de se comportarem como os pais exigem, sobretudo quando estes não estão presentes. Pelo contrário, os pais que são exigentes, mas ao mesmo tempo calorosos e receptivos a ter em conta as necessidades dos filhos conseguem mais facilmente ser respeitados pelos eles. 

10 fevereiro, 2012

Comer com as mãos dá saúde

Os bebés que comem com as mãos tendem a alimentar-se melhor e a crescer com o peso correto comparativamente aos que são alimentados através da colher, concluiu um estudo publicado pela revista British Medical Journal, citou a Agência Lusa.

O estudo, realizado em 155 crianças entre os 20 meses e os seis anos e meio, foi baseado num questionário feito aos seus pais. Noventa e dois bebés foram alimentados pelo método a que chamaram Baby Led Weaning, que consiste em deixar as crianças comer pequenos pedaços de alimentos de textura sólida, e os outros 63 foram alimentados pelo método tradicional: alimentos reduzidos a puré e dados com uma colher.
Related Posts with Thumbnails