03 novembro, 2011

Projecto Dou.pt


DOU.pt é um novo portal que pretende promover doações de bens em bom estado. Reutilização e poupança são os grandes objectivos.

O carrinho de bebé deixou de ter uso? O muda fraldas já não é necessário? A cama de grades, os brinquedos de bebé, a cadeira do carro... Se em sua casa já não fazem falta, há famílias à espera de um novo bebé que podem aproveitar esses acessórios. Mas como encontrar quem precisa?
No Dia Mundial da Poupança, passa a estar disponível um novo sítio online onde é possível dar e receber objectos usados, mas em bom estado, ou seja, pôr em contacto quem tem para dar com aqueles que precisam. Em Dou.pt faz-se a ponte entre quem se quer desfazer de um bem e quem tenha interesse em recebê-lo. É assim possível ultrapassar barreiras físicas como a distância, que de outra forma limitariam a doação.

Se o conceito pode ser útil para todas as pessoas e válido para toda a sociedade, também é verdade que as famílias com crianças pequenas podem ser especialmente beneficiadas por este novo portal. São inúmeros os acessórios que deixam de servir e ficam em bom estado. Em vez de os deitar fora, torne-os disponíveis para outra família em DOU.pt. Em vez de os comprar, procure se existem artigos disponíveis na plataforma.
Um incentivo à reutilização, mas também à poupança numa altura em que evitar despesas é um objectivo universal.
De acordo com os criadores do projecto, este serviço digital vai apelar a pessoas e entidades de todas as origens e áreas de actividade, porque a todos interessa o acesso a bens úteis, tal como a todos interessa um mecanismo de evacuação de bens indesejados. ¿Acreditamos que com este projecto vai ser possível caminharmos de uma sociedade de consumo para uma comunidade de partilha¿, afirmam.
Em termos de custos, para o doador o serviço é totalmente gratuito, enquanto o receptor vai pagar uma taxa fixa simbólica de um euro por transacção, quer seja um livro, um relógio ou uma cadeirinha de automóvel.
Mas este projecto de reutilização de bens vai muito além da simples doação. De acordo com as previsões do DOU.pt, espera-se que em 36 meses se poupe cerca de 22 milhões de euros e se reutilize 1.150 toneladas de bens.
O projecto prevê ainda que todos os objectos que não encontrem novos donos possam ser reciclados de forma ecológica, providenciando aos doadores informação sobre o centro de reciclagem mais próximo para o tipo de objecto em causa.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails