15 janeiro, 2012

Actividade física condiciona sucesso escolar

Crianças que praticam desporto e são fisicamente mais activas têm melhores resultados na escola do que as que são mais sedentárias.

A actividade física é um factor determinante para a o sucesso escolar. Investigadores holandeses fizeram uma revisão dos resultados de 14 estudos anteriores e anunciaram, na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine que existe, de facto, uma relação evidente entre o nível de actividade física das crianças e os resultados que obtêm na escola. A explicação pode estar, avançam, no facto de o exercício físico aumentar o fluxo de oxigénio e sangue que chega ao cérebro. Outra hipótese é que o efeito da actividade física na redução do stress e melhoria da disposição torne as crianças mais dispostas a aprender e com melhor comportamento na sala de aula. Por outro lado, as crianças que praticam desporto aprendem regras de convivência social e trabalho de equipa, aprendizagens que também podem ter o seu efeito benéfico para o sucesso escolar. No entanto, é necessário investigar mais a fundo as causas da relação que existe entre o exercício e os resultados académicos. 

Nos vários estudos analisados foram considerados dados de mais 12 mil crianças, com idades entre os seis e os 18 anos. 
Os autores do estudo pretendem avaliar com maior exactidão do que foi feito até agora o tipo, a duração e a intensidade do exercício físico na sua relação com o sucesso na escola. Mas um dado já é dado como certo: para se manterem saudáveis as crianças precisam pelo menos de uma hora diária de actividade física. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails