27 setembro, 2010

Os brinquedos e o desenvolvimento infantil

O cérebro de um ser humano está mais activo nos primeiros três anos de vida, durante os quais crescerá até 80% do seu tamanho adulto.

As relações e as experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida têm um grande impacto no futuro da criança.
O potencial de desenvolvimento é em grande parte moldado pelo contexto físico e social, pelo que o contexto envolvente de um bebé ou criança deve, por isso, ser apelativo, interessante e encorajador, devendo adaptar-se as oportunidades de aprendizagem ao nível de desenvolvimento da criança.



Nascimento – 6 Meses
Desenvolvimento
Nos primeiros meses de vida o bebé procura explorar, conhecer e interagir com o novo mundo que o rodeia. Para atingir tal objectivo o bebé precisa de se sentir seguro e confortável, contando com os seus adultos cuidadores para tal.
Sentido-se confiantes, porque se sentem em segurança, os bebés aprendem com maior facilidade e estão melhor preparados para o estabelecimento de novas relações.
Envolver-se com o bebé em brincadeira que envolvam o toque, para além de fortalecerem o laço afectivo entre o adulto cuidador e o bebé, ajudam-no a sentir-se amado e em segurança.
Perto dos 6 meses o bebé pega nos objectos, observa-os atentamente, transfere-os de uma mão para a outra e leva-os até à boca, como forma essencial de aprendizagem.
A estimulação sensorial do bebé é um meio por execelência para o processo de aprendizagem precoce. Assim, a estimulação sensorial principalmente, estimulação táctil, visual e auditiva é, por excelência, um veículo para a aprendizagem.

Brinquedos

Nesta fase o bebé necessita essencialmente de objectos de brincadeira, que possibilitem partilhar brincadeiras com o adulto. Esses objectos devem servir para estimular a curiosidade, a atenção e o interesse do bebé pela descoberta.
Sugerem-se bolas, lenços, chocalhos. Os bebés preferem cores fortes e de grande contraste, sabendo-se que o vermelho é a primeira cor que o bebé consegue discriminar.
Existem também bonecos e tapetes de actividades que apresentam diferentes texturas e sons, sendo óptimos para a estimulação táctil, visual e auditiva.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails