16 fevereiro, 2012

Pais autoritários, filhos rebeldes


Pais autoritários têm mais dificuldade em ganhar o respeito dos filhos, o que conduz com frequência a que as crianças se tornem mais rebeldes e irreverentes na adolescência.


É mais provável ter filhos irreverentes, e até delinquentes, quando se é um pai autoritário do que quando se adopta estilos educativos menos rígidos. Segundo um estudo realizado na Universidade de New Hampshire, os pais autoritários, ou seja, os que aplicam as regras de forma cega, sem atenção às necessidades ou ritmos das crianças, têm menos probabilidade de ganhar o respeito e a confiança dos filhos. Assim sendo, é menos provável que eles se sintam na obrigação de se comportarem como os pais exigem, sobretudo quando estes não estão presentes. Pelo contrário, os pais que são exigentes, mas ao mesmo tempo calorosos e receptivos a ter em conta as necessidades dos filhos conseguem mais facilmente ser respeitados pelos eles. 
Os investigadores acompanharam um grupo de estudantes durante um período de 18 meses e compararam o seu comportamento com o estilo educativo adoptado pelos pais. E descobriram que nos casos em que existe de facto respeito pela autoridade dos pais e não apenas medo, as crianças tendem a comportar-se de forma mais adequada ao que se espera delas, mesmo quando os pais não estão presentes. Aquelas que têm pais mais autoritários, são as que mais frequentemente se tornam rebeldes e indisciplinadas na adolescência. 
O estudo foi publicado no Journal of Adolescence

Fonte: IOL Mãe

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails