22 fevereiro, 2012

Prisão de ventre pode estar na origem do chichi na cama


Excesso de fezes acumulado no intestino condiciona capacidade e funcionamento normal da bexiga. Muitas crianças sofrem de obstipação, apesar de não terem queixas.

A amostra é pequena mas, ainda, assim, os resultados são surpreendentes. Tratar a obstipação (prisão de ventre) pode acabar com o chichi na cama. O estudo foi realizado nos EUA, envolvendo 30 crianças com idades entre os cinco e os 15 anos, todas com enurese nocturna. Apesar de terem um padrão regular de idas à casa de banho e de não terem queixas de prisão de ventre, os investigadores verificaram que todas as crianças revelavam obstipação, diagnosticada através de raio-X. Depois de uma terapia com laxativos, 25 das 30 crianças, ou seja, 83 por cento, deixaram de fazer chichi na cama, num período de três meses.
Apesar de a ligação entre prisão de ventre e enurese nocturna ter sido estabelecida pela primeira vez em 1986 não levou a mudanças na prática médica. Segundo o autor do estudo, Steve J. Hodges, esta situação deve-se ao facto de em muitos casos a obstipação não estar diagnosticada e muitos pais não saberem identificá-la.
Na amostra em questão apenas três crianças revelavam sintomas que podiam levar ao diagnóstico de obstipação, mas a verdade é que todas elas tinham um excesso de fezes acumulado, que interfere com a capacidade e funcionamento normal da bexiga.
O estudo foi publicado no jornal Urology

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails