04 abril, 2012

Descubra que tipo de birrento tem em casa


Lembra-se bem da última vez que ele fez uma cena? Então, respire fundo, responda a estas questões e fique a saber que tipo de birra é a dele.
1.Geralmente, ele faz uma cena porque…
  1. …tem sono ou fome ou está enervado.
  2. …quer que lhe ofereçam qualquer coisa ou ir a qualquer lado.
  3. …não quer fazer o que os pais acham que deve fazer.
  4. …lhe corre mal a vida.
2.Como é que são as birras dele?
  1. Chora com gritos agudos.
  2. Atira-se para o chão aos uivos e pontapés.
  3. Qualquer uma das duas.
  4. Deita-se na cama ou enrola-se no sofá em completo silêncio.
3.Quando não está a fazer birra, é uma criança:
  1. Calma e bem disposta.
  2. Decidida e confiante.
  3. Alegre e independente.
  4. Sensível e metida consigo.
4.Como é que ele brinca com as outras crianças?
  1. Ainda está a treinar a arte da socialização…
  2. Quer sempre mandar nos outros.
  3. Muito bem.
  4. Tem algumas dificuldades de comunicação.
5.O melhor que lhe pode fazer é:
a) Levá-lo a passear ao parque ou deixá-lo com a avó.
b) Jogar com ele à bola ou na playstation, ou darem um passeio de bicicleta.
c) Ler-lhe uma história ou brincarem juntos às casinhas.
d) Ir sozinha com ele ao cinema ou ao teatro.
6.Na sua opinião, uma birra é:
  1. Uma coisa normal, que faz parte do desenvolvimento das crianças.
  2. Uma chatice e por isso faz tudo para que não aconteçam.
  3. Uma oportunidade para desenvolver a relação mãe-filho.
  4. Um mistério .
Resultados
Maioria das respostas a)
O Stressado
Geralmente, as brigas de stresse pertencem aos mais pequenos. Têm imenso fogo de artifício e efeitos especiais de gritos e pontapés, mas, no fundo, são qualquer coisa básica: uma forma de comunicação. Importa perceber o que é que, debaixo do fogo, ele está a tentar dizer. Tem fome? Tem sono? Está cansado e preferia ir para casa em vez de andar ali às voltas no centro comercial? Quer mesmo, mesmo uma bolacha? E, aos três anos, quando se quer qualquer coisa, nem que seja uma bolacha, quer-se mesmo mesmo...
O que fazer : Tenha piedade: isto é só descontrolo e para ele perder o controlo também pode ser assustador. Não adianta estar com grandes conversas, porque ele ainda não tem a linguagem suficiente para a perceber. Mas mostre que compreendeu a mensagem: “estás mesmo zangado.” Deixe-o chorar um bocado. Quando a crise acalmar, negoceie: “neste momento estamos aqui na fila e não te posso dar um chocolate, mas quando chegarmos a casa vamos ver se há bolachas.” Dê-lhe uma compensação e mostre que está do lado dele.
Maioria das respostas b)
O Manipulador
Já sabe que com uns gritos e uns pontapés se consegue tudo nesta vida: o que não é uma óptima conclusão para tirar. Quer um chocolate, dão-lhe. Quer uma Barbie, dão-lhe. Quer uma playstation, dão-lhe. Quando crescer e a vida não lhe correr assim tão bem, não vai perceber porque é que não lhe dão o que quer…
O que fazer : Primeiro: não entrar em pânico. Lembre-se que o adulto é você. Não ceda. Pois, é mais fácil de dizer do que de fazer, mas quanto mais ceder, mais difícil vai ser. E não seja demasiado compreensiva, não se ponha com: “coitadinho, eu sei que te custa, mas pode ser que mais tarde dê para te comprar o Ipod. “Não podes ter porque a mãe não tem dinheiro” e está o assunto arrumado. 
Maioria das respostas c)
O Temperamental
Geralmente, não há aqui uma tentativa de manipulação, mas há um desajuste entre aquilo que lhe pedem para fazer (por exemplo, vestir as roupas que a mãe escolheu, ir tomar banho quando se está a brincar) e a sua rapidez de resposta. Ponha-se no lugar dele: quando toda a gente nos diz o que devemos fazer, há uma altura em que qualquer pessoa normal explode… Se tiver mais controle sobre a vida dele, vai-se sentir menos ‘preso nas decisões dos outros.
O que fazer : Negoceie: se ele não gosta daquela roupa, que outra roupa podem escolher? Faz mais uma torre de Legos e depois vai para o banho. Isto não é ceder, é mostrar que tem capacidade de negociação. Se vir que ele só quer é atenção, não lha dê, não compense a birra: espere por uma altura em que ele esteja calmo e, então, leve-o a passear.
Maioria de respostas d)
O Amuado
Aqui a birra faz-se… para dentro. Enquanto os outros soltam os foguetes, este mete-se na cama, ou enfia-se no quarto, ou enrola-se no sofá, mudo e quedo. Pode parecer um alívio para ouvidos maternos, mas é uma birra tão intensa como as outras. No fundo, trata-se de outra versão do manipulativo.
O que pode fazer : Não reaja e não ralhe. A pior coisa que se pode dar a um amuado é atenção. Diga-lhe: “Assim não te percebo. Preciso que me digas o que é que se passa para encontrarmos uma solução”. Se ele não reagir, deixe-o à-vontade para remoer o problema sozinho: para alguns amuados, o amuo é só o bocadinho de tempo de que precisam para se sintonizarem com as chatices desta vida, e se ninguém lhes ligar acabam por resolver eles próprios o seu problema. Quando ele sair do amuo, ajude-o. 
Fonte: Activa

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails