29 abril, 2010

Tempo para brincar é seguro de saúde

Crianças que brincam de forma criativa e activa vão ser adultos mais saudáveis. O tempo e liberdade para brincar é importante hoje, para os nossos filhos, e sê-lo-á também ao longo da vida.
 
Brincadeiras criativas e activas são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Mas os seus efeitos continuam a notar-se ao longo dos anos, pois as crianças que brincaram muito têm mais probabilidades de vir a ser adultos saudáveis. A descoberta ocorreu no decorrer de um estudo britânico, realizado na Universidade de Ulster, que envolveu mais de 500 jovens adultos. Estes responderam a questões sobre a sua saúde na actualidade e o tipo de brincadeiras que tiveram na infância.
Quando as brincadeiras criativas foram predominantes, os adultos tendem a ter hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação equilibrada e exercício físico regular. A predominância de brincadeiras mais activas, por seu lado, está ligada a adultos com uma melhor saúde global e que praticam mais exercício físico. No grupo que sentiu restrições no tempo e tipo de brincadeira durante a infância, é mais preponderante o excesso de peso e os hábitos de vida pouco saudáveis. As crianças precisam de liberdade e oportunidade para brincar, considera o autor do estudo, Tony Cassidy. Isso é importante para todos os aspectos do seu desenvolvimento e é também um direito que lhes é muitas vezes negado. «Por uma série de razões, a nossa sociedade tem restringido o tempo de brincadeira das crianças. Para reverter uma tendência potencialmente prejudicial é precisa toda uma mudança de atitude por parte dos adultos e de toda a sociedade», acrescenta. 
 
Fonte: IOL Mãe

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails