15 junho, 2010

Saltos altos e gravidez

As grávidas arriscam a sua saúde de cada vez que escolhem calçado pouco apropriado às mudanças físicas que ocorrem na gestação, advertem os especialistas médicos.
A Sociedade Britânica de Quiropráticos e Podólogos estudaram os hábitos de mil mulheres grávidas e descobriram que os tipos de calçado mais popular durante a gravidez são as sabrinas, chinelos de enfiar o dedo, os saltos altos e as botas de pêlo. No entanto, Lorraine Jones, dirigente do organismo, afirma que nenhum é conveniente, porque oferecem pouco apoio.
No mesmo trabalho, os investigadores perceberam que as mulheres sentem-se pressionadas a fazerem as mesmas escolhas que as celebridades.
Porém, sete em cada dez grávidas admitiram sofrer de problemas, incluindo tornozelos inchados (37 por cento), pés inchados (45 por cento» e dores na planta e no calcanhar (16 por cento).
A Sociedade aconselha as mulheres a usarem calçado que apoie todo o corpo e não aperte os pés, de forma a minimizar o desconforto e evitar consequências a médio e longo prazo. «O ganho de peso e as mudanças hormonais na gravidez têm um grande impacto no corpo. Os músculos e os ligamentos amolecem e esticam, devido ao acréscimo da hormona relaxina, o que faz com os pés fiquem sujeitos a tensões acrescidas», explica Lorraine Jones, adiantando: «os saltos altos mudam a postura, diminuem os músculos das pernas e aumentam a pressão nas costas e joelhos. Durante a gravidez, isto adiciona tensão extra nas juntas que já se encontram pressionadas – o que pode resultar em lesões físicas e aumentar a possibilidade de quedas».
Como regra, a especialista afirma que as mulheres grávidas devem optar por saltos até três centímetros, já que assim o peso do corpo é distribuído para a parte da frente do pé, aliviando o desconforto. E os saltos altos devem ser reservados para as ocasiões mais especiais.

Fonte: Pais&Filhos

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails