17 dezembro, 2010

Aos três anos, já querem ser magras

Valorização da magreza começa, nas meninas, em idade pré-escolar.

As meninas aprendem desde cedo a valorizar a magreza e ver com maus olhos o excesso de peso. Segundo um estudo realizado nos EUA, na Universidade de Pepperdine, entre os três e os cinco anos as crianças do sexo feminino já têm bem estabelecida a associação entre magreza e beleza. Foram entrevistadas 55 crianças durante a observação da imagem de uma pessoa que só diferia no tamanho: gorda, média e magra. Perante a imagem da pessoa gorda, algumas crianças revelaram sentimentos bastante negativos. Algumas nem quiseram tocar na imagem e foram ouvidos comentários como «odeio-a». Apreciações negativas foram muito mais frequentes perante a imagem da pessoa gorda do que perante aquela em que estava mais magra.


A coordenadora Jennifer Harriger, considera que a pressão que as crianças sentem para não aumentarem de peso começa muito cedo. O que é preocupante tendo em conta que está associada ao desenvolvimento de distúrbios alimentares e depressão. Preocupante também é a hostilidade sentida em relação a pessoas com excesso de peso e o que pode representar na relação entre as crianças, em ambiente escolar.
O estudo vai ter continuidade, com o inquérito a ser realizado noutras zonas dos EUA. Os resultados foram publicados no jornal Sex Roles.

Fonte: IOL Mãe

1 comentários:

Ana disse...

É muito triste, esta forma como estamos a educar as nossas crianças... Será que ainda veremos o mundo a virar-se para o que é realmente importante ou continuaremos a propagar a sede e a fome das aparências?

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails