23 março, 2010

Alimentos sólidos devem esperar

Iniciar a diversificação alimentar tarde, prolongando a amamentação, previne o excesso de peso e obesidade mais tarde na vida.
 
Prevenir a escalada da obesidade é, definitivamente, uma prioridade. Mais do que o tratamento - difícil e com pouca eficácia - o melhor caminho é mesmo a prevenção. A amamentação é uma das melhores armas nesta batalha. Investigadores dinamarqueses investigaram a hipótese de a amamentação prolongada e o adiamento da diversificação alimentar poder ser uma resposta eficaz e válida na prevenção da obesidade.
Estudaram os dados de saúde de um grupo de pessoas desde o nascimento até à idade adulta. A duração da amamentação não teve grande influência no Índice de Massa Corporal (IMC) durante a infância, adolescência e idade adulta. No entanto, o risco de ter excesso de peso aos 42 anos de idade diminuiu à medida que a introdução dos sólidos na alimentação do bebé foi mais tardio. A cada mês que a diversificação alimentar foi adiada correspondeu um decréscimo de 10 por cento na probabilidade de ter excesso de peso aos 42 anos.
Há muitos factores que se conjugam na predisposição para a obesidade e excesso de peso. Conhecê-los e usá-los a favor da saúde dos seus filhos é dever dos pais. Este é mais um a ter em conta: se puder, adie a introdução dos sólidos.
As conclusões do estudo serão publicadas no números de Março da publicação científica The American Journal of Clinical Nutrition.
 
Fonte: IOL Mãe

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails