27 maio, 2010

250 mil crianças comem fruta na escola


Cerca de 45 por cento dos alunos do primeiro ciclo estão já abrangidos pelo Regime de Fruta Escolar, projecto iniciado neste ano lectivo e que conta com a adesão de 74 por cento dos concelhos portugueses, revela a agência Lusa.
Segundo Pedro Graça, coordenador da Plataforma Nacional Contra a Obesidade, são cerca de 250 mil os alunos do 1.º ciclo das escolas públicas que podem contar com a oferta de, pelo menos, duas peças de fruta por semana, ao lanche.
«Este projecto é estruturante, não só no combate à obesidade. Uma das condições é que a fruta seja certificada e comprada de preferência a produtores locais, o que é também um incentivo à sustentabilidade social«, comentou Pedro Graça citado pela Lusa.
As autarquias candidatam-se a um financiamento junto do IFAP - Instituto do Financiamento da Agricultura e Pescas, cabendo ao Ministério da Saúde a lista e frutos e produtos elegíveis.
Este projecto pode ganhar relevo num contexto de crise económica das famílias, admite o responsável da Plataforma Nacional Contra a Obesidade. «Se os alimentos mais baratos forem os menos saudáveis, todo o esforço pode ser afectado por condições económicas das pessoas. Hoje parece haver uma relação forte entre produtos mais calóricos e menos saudáveis e o preço baixo. Come pior e com mais calorias quem tem menos dinheiro. São evidências apontadas um pouco pelo mundo inteiro», sublinha.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails