24 maio, 2010

Amamentação promove bons hábitos

Os bebés que são amamentados no início da infância têm tendência a consumir menos comida nas fases posteriores da infância, revela um estudo publicado na revista Pediatrics e citado pelo portal alertonline. Este tipo de auto-regulação da ingestão de comida poderá explicar porque é que a amamentação protege contra a obesidade.
Para este estudo, os investigadores do Centro Para a Prevenção e Controlo de Doenças (EUA), contaram com a participação de 1250 bebés de termo, que tinham nascidos com mais de 2,3 quilos. Às mães foi solicitado o preenchimento de um questionário mensal sobre a alimentação dos seus filhos até estes terem atingido os 12 meses de idade.
Quando os bebés tinham entre 6 e 12 meses de idade, os investigadores questionaram as mães sobre a frequência com que os filhos esvaziavam o biberão. O estudo revelou que 27 por cento dos bebés que tinham sido exclusivamente amamentadas esvaziavam o biberão, em comparação com 68 por cento dos que tinham sido alimentados exclusivamente com biberão e com 54 por cento dos que tinham sido alimentados através da amamentação e de biberão.
A líder do estudo, Ruowei Li revelou que poderá haver várias explicações para este tipo de reacção dos bebés à alimentação. Uma delas poderá estar associada com o facto de a amamentação ser controlada pelo bebé e a alimentação através de biberão ser controlada por quem o está a dar, o que poderá conduzir à sobrealimentação.
Uma outra justificação poderá estar relacionada com o facto de o leite da mãe se alterar de uma mamada para outra e mesmo durante a mesma mamada. Dependendo do que a mãe tenha comido, o leite pode ter um sabor diferente. Adicionalmente Ruowei Li acrescenta que o conteúdo de gordura é maior no fim da mamada, podendo enviar um sinal ao bebé que está na altura de parar.
Em comunicado de imprensa, a investigadora acrescenta que a amamentação deve ser, se possível, a primeira escolha da mãe. Caso não seja, a mãe deverá estar atenta aos sinais do seu bebé, de forma a evitar a sobrealimentação. Os bebés nascem com a capacidade de auto-regular a ingestão de leite.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails