07 maio, 2010

TV tem efeitos a longo prazo

Demasiadas horas em idade pré-escolar reflectem-se nos resultados escolares e na saúde observados aos 10 anos.

Quanto mais tempo estiver em fente à televisão uma criança em idade pré-escolar maior é a probabilidade de ter dificuldades na escola e problemas de saúde aos 10 anos. É essa a conclusão de um estudo realizado nas universidades do Michigan e de Montreal que cruzou o tempo de televisão aos dois e aos quatro anos com os resultados escolares e os níveis de saúde aos 10 anos, em 1300 crianças.
Em média as crianças aos dois anos viam menos de nove horas de televisão por semana e aos quatro viam menos de 15 horas semanais. No entanto 11 por cento aos dois anos e 23 por cento aos quatro passaram mais do que o tempo em frente ao ecrã do que o limite máximo recomendado de duas horas por dia.
Aos dez anos foi pedido aos professores das crianças que avaliassem o seu sucesso escolar, o seu comportamento e saúde. Também foi tido em conta o índice de massa corporal (IMC).
As crianças que passavam mais horas a ver televisão aos dois anos revelaram ser as que têm mais dificuldade de integração na turma aos dez e também os piores resultados a matemática. São também as que se envolvem em menos actividades físicas, as que bebem mais refrigerantes e as que têm um IMC mais elevado.
Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento cerebral e para a formação e aquisição de hábitos e comportamentos. Por isso, segundo a autora do estudo Linda Pagani, «o consumo excessivo de televisão neste período pode conduzir a hábitos pouco saudáveis no futuro». Este estudo revela que os efeitos da televisão em excesso não são apenas imediatos, mas antes que se mantêm pela vida, afectando o desenvolvimento da criança e a sua saúde futura.
O estudo foi publicado no jornal Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

Fonte: IOL Mãe

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails