15 maio, 2010

Bebés aquáticos têm mais equilíbrio aos cinco anos



Bebés que frequentam a piscina têm melhores capacidades motoras e de equilíbrio aos cinco anos de idade.

Os bebés que fazem adaptação ao meio aquático, frequentando regularmente a piscina em sessões com instrutor qualificado, desenvolvem-se mais do que os outros ao nível do equilíbrio, do movimento e da capacidade de agarrar objectos. É esta a conclusão de um estudo realizado na Noruega, na Universidade de Ciência e Tecnologia.
Estas diferenças continuam a notar-se mais tarde, mesmo quando as crianças já têm cinco anos.
O estudo envolveu 38 crianças, 19 das quais participaram em programas de adaptação ao meio aquático: duas horas por semana desde os dois ou três meses até aos sete meses de idade. Os dois grupos tinham características similares (habilitações dos pais, tipo de casa e nível social): a única diferença que os separava era o facto de uns irem regularmente à piscina e os outros não.
As crianças de ambos os grupos foram avaliadas aos cinco anos de idade com exercícios que incluíam andar na ponta dos pés, equilibrar-se apenas num pé, saltar à corda, fazer rolar uma bola para marcar um golo, ou agarrar uma bola lançada na sua direcção.
Ficou claro para os investigadores que as crianças que tinham frequentado a piscina nos primeiros meses de vida obtiveram melhores resultados nos exercícios que envolviam equilíbrio e a capacidade de apanhar ou agarrar objectos.
O estudo revelou que os efeitos de uma experiência tida nos primeiros meses podem fazer-se notar anos mais tarde. O desenvolvimento é um processo dinâmico que envolve a maturação, o crescimento, a experiência e a aprendizagem. Este estudo mostra que a aprendizagem não deve ser subestimada e que tem um peso importante no desenvolvimento. Mostra também que a adaptação ao meio aquático é muito mais do que puro divertimento.

Fonte: IOL Mãe

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails