22 novembro, 2011

Televisão banida até aos dois anos

Ver televisão ou vídeos não é aconselhável para crianças menores de dois anos, uma vez que pode afetar o seu desenvolvimento, afirmou um grupo de pediatras americanos.  Em vez de permitir que as crianças vejam vídeos ou televisão, os pais deveriam falar com elas e estimulá-las para que brinquem de forma independente, afirma a primeira diretriz divulgada em mais de uma década pela Academia Americana de Pediatria
O indicação segue a linha da recomendação emitida em 1999 pela maior associação americana de pediatras, mas esta publicação também adverte os pais sobre como os seus próprios hábitos televisivos podem retardar a capacidade de falar com os filhos.

20 novembro, 2011

Programa de Fim-de-Semana - Museu da Lourinhã


Agora que o tempo já está mais fresquinho, os nossos programas de fim-de-semana começam a ser distribuídos entre visitas a museus e tardes de sofá.
A visita ao Museu da Lourinhã já estava planeada há algum tempo, mas só agora aconteceu.
O J. adora dinossauros, vibra com fósseis e interessa-se por tudo o que esteja relacionado, logo não podíamos deixar de ir ao Museu da Lourinhã.
Gostámos da exposição, mas o espaço dedicado aos dinossauros podia estar mais interactivo (com exibições de vídeos por exemplo).
Recomendo a visita!

11 novembro, 2011

Crianças curiosas são melhores alunos

A curiosidade é uma das características de personalidade que potencia o sucesso escolar. Pais e professores devem estimulá-la e valorizá-la.

A curiosidade e a integridade de carácter são características determinantes para o sucesso na escola. Segundo um estudo que envolveu dados de 50 mil estudantes. Seja a curiosidade intelectual que leva os alunos a ler e a procurar mais informação ao chegar a casa, seja uma curiosidade mais experimental que impele à descoberta, à vontade de viajar, de conhecer in loco, este é um traço de personalidade que melhora a performance dos alunos. O estudo foi publicado no jornal Perspectives in Psychological Science e os seus autores, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, afirmam que as pessoas curiosas são as que têm um maior potencial de desenvolvimento. O que é válido tanto para o mundo da escola como para o mundo do trabalho. Aos professores cabe a missão de estimular a curiosidade mantendo os alunos envolvidos nas aprendizagens e valorizando as descobertas e aquisições que fazem de forma idependente.

03 novembro, 2011

Projecto Dou.pt


DOU.pt é um novo portal que pretende promover doações de bens em bom estado. Reutilização e poupança são os grandes objectivos.

O carrinho de bebé deixou de ter uso? O muda fraldas já não é necessário? A cama de grades, os brinquedos de bebé, a cadeira do carro... Se em sua casa já não fazem falta, há famílias à espera de um novo bebé que podem aproveitar esses acessórios. Mas como encontrar quem precisa?
No Dia Mundial da Poupança, passa a estar disponível um novo sítio online onde é possível dar e receber objectos usados, mas em bom estado, ou seja, pôr em contacto quem tem para dar com aqueles que precisam. Em Dou.pt faz-se a ponte entre quem se quer desfazer de um bem e quem tenha interesse em recebê-lo. É assim possível ultrapassar barreiras físicas como a distância, que de outra forma limitariam a doação.

31 outubro, 2011

A história de Safira, uma menina que luta contra um cancro e é protagonista de uma batalha legal

 REPORTAGEM SIC

Safira é uma menina de 6 anos que luta contra um cancro que lhe foi diagnosticado há 16 meses. Quando recusaram quimioterapia pós-operatória, por temerem os efeitos secundários das drogas, os pais desafiaram o IPO. O tribunal interveio e a guarda da menina só não passou para o Estado porque os pais saíram de casa, pressentindo uma decisão judicial desfavorável. A menina acabou por fazer um tratamento experimental na Alemanha que mereceu o Nobel da Medicina este ano. Hoje, Safira está livre dos sinais da doença.

06 setembro, 2011

Regresso às aulas mais tranquilo

Para muitas crianças, os últimos dias de férias de verão vão para além da despedida do deitar tarde e tarde erguer, da praia e dos programas descontraídos e sem horários. Conforme o arranque da escola se aproxima, é provável que, em paralelo com as perspetivas de novos desafios, surjam sinais de stresse.
Quer se trate do pré-escolar ou de ciclos mais avançados, é natural que o primeiro dia cause alguma ansiedade aos filhos, mas também aos pais. O truque, dizem os especialistas, é gerir os nervos e as expectativas de todos.

23 agosto, 2011

Se as crianças aprenderem a lavar as mãos na escola, vão adoecer menos vezes

Ensinar a lavar e desinfectar as mãos é uma medida simples mas que pode ter um grande impacto na saúde das crianças e na diminuição do número de faltas por doença.

Se as crianças forem ensinadas, na escola, a lavar correctamente as mãos, as taxas de absentismo podem ser reduzidas, pois a frequência e incidência de doenças diminui. É a conclusão de um estudo realizado na Dinamarca que envolveu 324 alunos com idades entre os cinco e os 14 anos.
As crianças foram ensinadas a lavar as mãos, na teoria e na prática, e foi-lhes pedido que, além das lavagens, as desinfectassem com um gel de etanol três vezes por dia.
Nos três meses seguintes, comparativamente à média do ano lectivo anterior, houve uma diminuição de 66 por cento no número de alunos que faltaram devido a doença por um período superior a quatro dias. Registou-se também um aumento de 20 por cento no número de aluno sem faltas.
Ficou assim provado que se a escola fizer um trabalho pedagógico incutindo hábitos de lavagem e desinfecção das mãos pode conseguir reduzir significativamente o número de faltas e diminuir a incidência e propagação de doenças infecto-contagiosas. O estudo foi publicado no American Journal of Infection Control.

Fonte: IOL Mãe

14 julho, 2011

Crise e desemprego pode levar casais a adiar decisão de ter filhos

A atual crise, com desemprego elevado, pode interferir na decisão de ter filhos e provocar um adiamento do projeto do casal, que continua a dar importância à situação laboral e à existência de serviços de apoio, defendem especialistas.
"A conjuntura atual, com elevado desemprego, poderá ter efeitos na decisão de ter filhos, nomeadamente o adiamento" do projeto, disse hoje a coordenadora do Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP), Karen Wall.
"Há um intervalo muito longo para o casal se preparar para o segundo filho porque não querem baixar o nível de vida da primeira criança, tanto em disponibilidade dos pais, como em rendimento" e, por vezes, acaba por desistir do projeto, referiu Vanessa Cunha. 
"Seriam necessários serviços de apoio de qualidade, com horários longos e o preço nivelado para os rendimentos das famílias", concluíram as especialistas.

05 julho, 2011

Portugal é dos países europeus com mais crianças obesas

Um terço das crianças portuguesas tem excesso de peso e Portugal é um dos países da Europa com piores indicadores na obesidade infantil, segundo um estudo que vai ser apresentado esta semana numa conferência internacional.
A análise foi feita em 13 países europeus e Portugal é um dos países com maior prevalência de peso a mais em crianças, com a Itália a surgir em primeiro lugar.

31 maio, 2011

A varicela chegou cá a casa


O J. está com varicela. As borbulhas e a comichão não estão a dar tréguas.
Este vírus faz parte da infância, mas é muito chato.
Amanhã é dia da criança e é injusto ter de ficar em casa.

Aqui fica mais alguma informação sobre o vírus:

A varicela é uma infecção viral contagiosa que provoca uma erupção característica com comichão e é formada por grupos de manchas pequenas, planas ou elevadas, bolhas cheias de líquido e crostas.
A varicela, que é muito contagiosa, transmite-se por microgotas transportadas pelo ar e que contêm o vírus varicela zóster. Uma pessoa com varicela é muito contagiosa quando os sintomas aparecem e continua a sê-lo até que as últimas bolhas tenham formado crostas. O isolamento de uma pessoa infectada previne o contágio da infecção a outras pessoas que não a tenham sofrido.
Uma pessoa que tenha tido varicela desenvolve imunidade e não pode contraí-la de novo. No entanto, o vírus da varicela zóster permanece inactivo no corpo depois da infecção inicial de varicela e por vezes é reactiva mais tarde, provocando herpes zóster. 

28 maio, 2011

Crianças de hoje têm menos força

As crianças de hoje têm menos força do que há dez anos as da mesma idade. É a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Essex, no Reino Unido que avaliou o grau de força física das crianças de dezanos e o comparou com crianças da mesma idade que cresceram nos anos 90.
O facto de as actividades ao ar livre terem progressivamente deixado de ocupar tanto o tempo das crianças é uma das razões apontadas para o facto de não conseguirem hoje fazer tantos exercícios abdominais como há dez anos conseguiam com a mesma idade. Além disso também não conseguem pendurar-se durante tanto tempo em espaldares. De um modo geral, concluiu-se, as crianças de dez anos têm hoje menos massa muscular do que as crianças de dez anos que viveram há uma década.O estudo envolveu 315 crianças de dez anos em 2008 cujos dados foram comparados com os de 309 crianças da mesma idade em 1998.

02 maio, 2011

Portuguesas não desistem de ser mães mas só dão filhos únicos

O "tudo se cria" está ultrapassado. Os paradigmas mudaram. Mais de 30% das mulheres em Portugal têm apenas um filho, a mesma percentagem das que na França ou na Polónia têm três ou mais.

As mulheres portuguesas não desistiram da maternidade: a percentagem de mulheres com mais de 49 anos e sem filhos não chega aos 10%. Ser mãe ainda faz parte do projecto de vida, mas a maioria é mãe apenas uma vez. Mais de 30% das mulheres em Portugal têm apenas um filho. É a mesma percentagem de mulheres que em países como a França, a Noruega, a Polónia, a Suécia ou os Estados Unidos têm três ou mais filhos.

01 maio, 2011

Feliz Dia da Mãe


Feliz Dia da Mãe
Aproveitem bem este dia tão especial.
Um beijinho grande para a minha mãe, que é uma querida.

23 abril, 2011

O desafio da família no séc. XXI

O século XXI vai ser o da mudança na reorganização entre a vida privada e a profissional porque as exigências do mercado de trabalho estão a «estrangular» as famílias, sustenta a especialista Maria do Pilar González. «O grande desafio da sociedade é a conciliação da vida privada e profissional. Este estrangulamento, esta pressão de disponibilidade por parte dos empregadores é uma condicionante das decisões familiares que, por serem da esfera privada, não são discutidas publicamente», sublinha a professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

O problema, explica, é que as instituições exigem aos trabalhadores enorme disponibilidade, «como se o trabalho doméstico não existisse». Mas ele «existe, tem valor social e alguém tem de o fazer», defende, alertando que existe o risco de as carreiras profissionais se tornarem de tal forma exigentes «que as pessoas têm de se dedicar exclusivamente ao trabalho».

16 abril, 2011

Matrículas online para o primeiro ano

A partir desta sexta-feira as inscrições para o primeiro ano do ensino básico podem ser efectuadas através da internet.

O período de matrículas para o pré-escolar e para o ensino básico no ano lectivo 2011/2012 decorre de 15 de Abril até 15 de Junho. Apenas as matrículas no primeiro ano podem ser feitas pela internet, embora também possam ser feitas em papel na própria escola.
O projecto «Matrícula Online» foi avançado em Setembro pelo secretário de Estado da Educação, João Mata, como uma das apostas do Governo no Plano Tecnológico.
Para inscrever um aluno através da internet basta ir ao site www.portalescolas.pt e clicar em «Matrículas Electrónicas». Os encarregados de educação deverão estar munidos do seu cartão de cidadão, bem como do do seu educando, respectivos códigos de identificação e de um leitor de cartões, que garantirá a autenticação da matrícula.

Fonte: Pais&Filhos

03 abril, 2011

Comer bem é mais Barato


É importante continuar a manter o equilíbrio entre o saboroso e o saudável.


“Uma torta com creme ou uma sopa, uma açorda de peixe e uma maçã. O que acha que é mais barato?” – assim começa o 'spot' da campanha nacional «Comer bem é mais Barato», lançada recentemente pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com o apoio da Deco e Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN). “A torta ou a refeição cheia de proteínas e cálcio?”, continua.

24 março, 2011

AAP recomenda viajar de costas até aos dois anos


A Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou esta terça-feira novas orientações em relação ao transporte de crianças no carro. Segundo aquela entidade, crianças até aos dois anos devem andar sempre em cadeiras apropriadas viradas de costas para o sentido da estrada. Até agora, esta recomendação era apenas para crianças até um ano de idade.
«Uma cadeira de costas para o sentido do trânsito protege melhor a cabeça, o pescoço e a coluna dos bebés e crianças em caso de acidente porque distribui a força da colisão por todo o corpo», justificam os especialistas.
Em Portugal, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda que as crianças viajem voltadas de costas para o sentido do trânsito até aos três ou quatro anos. Estas orientações vão de encontro às recomendações da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil. No entanto, ainda existem poucos modelos de cadeiras que permitam este tipo de transporte e a recomendação ainda não se tornou prática comum.

19 março, 2011

Os remédios naturais que realmente funcionam

Para muitas mães e pais de hoje, as abordagens não-farmacêuticas para doenças são mais atraentes do que nunca. Em uma pesquisa de 2009 realizada pela Opinion Research Corporation com 6.000 pais, 40% deles disseram que estavam interessados em remédios naturais para os seus filhos, em comparação com 23% em uma pesquisa semelhante feita em 2008. Os pais hoje querem que os tratamentos sejam suaves e naturais, mas, ainda assim, efetivos.
Quais são os melhores remédios naturais recomendados por especialistas? Do chá de camomila ao chiclete (isso mesmo!), nós fizemos a pesquisa para você.

14 janeiro, 2011

Sim, é no amarelo.





A Tetra Pak lançou um desafio às escolas e o Jardim de Infância de Ponte do Rol, participou nesta iniciativa. Cá em casa estamos a torcer todos para que ganhem.
Estão a terminar as votações na melhor árvore de Natal criada com embalagens recicladas.
Ainda podem votar  AQUI . Ajudem-nos a trazer ainda mais sorrisos para estas crianças.
Related Posts with Thumbnails