Cerca de 45 por cento dos alunos do primeiro ciclo estão já abrangidos pelo Regime de Fruta Escolar, projecto iniciado neste ano lectivo e que conta com a adesão de 74 por cento dos concelhos portugueses, revela a agência Lusa.
Segundo Pedro Graça, coordenador da Plataforma Nacional Contra a Obesidade, são cerca de 250 mil os alunos do 1.º ciclo das escolas públicas que podem contar com a oferta de, pelo menos, duas peças de fruta por semana, ao lanche.
«Este projecto é estruturante, não só no combate à obesidade. Uma das condições é que a fruta seja certificada e comprada de preferência a produtores locais, o que é também um incentivo à sustentabilidade social«, comentou Pedro Graça citado pela Lusa.Segundo Pedro Graça, coordenador da Plataforma Nacional Contra a Obesidade, são cerca de 250 mil os alunos do 1.º ciclo das escolas públicas que podem contar com a oferta de, pelo menos, duas peças de fruta por semana, ao lanche.
As autarquias candidatam-se a um financiamento junto do IFAP - Instituto do Financiamento da Agricultura e Pescas, cabendo ao Ministério da Saúde a lista e frutos e produtos elegíveis.
Este projecto pode ganhar relevo num contexto de crise económica das famílias, admite o responsável da Plataforma Nacional Contra a Obesidade. «Se os alimentos mais baratos forem os menos saudáveis, todo o esforço pode ser afectado por condições económicas das pessoas. Hoje parece haver uma relação forte entre produtos mais calóricos e menos saudáveis e o preço baixo. Come pior e com mais calorias quem tem menos dinheiro. São evidências apontadas um pouco pelo mundo inteiro», sublinha.
Fonte: Pais&Filhos
0 comentários:
Enviar um comentário