Por acreditarem que sim, muitas mulheres engravidam poucos meses após o parto
A resposta é não. É verdade que a amamentação torna as mulheres menos férteis. Daí a ideia de que tem um efeito contraceptivo. No entanto, esse efeito não é garantia de impossibilidade de uma nova gravidez.
A ausência de período menstrual nos meses após o parto, enquanto se amamenta, faz com que muitas mulheres tomem por garantida a impossibilidade de engravidar. Acontece que o primeiro período fértil após o parto ocorre antes do primeiro período menstrual, ou seja, esperar pela menstruação para então começar a usar algum tipo de contracepção é muito arriscado.
A maior parte das mulheres não se aperceberá desse período fértil, que pode acontecer mesmo estando a amamentar, e se não tomar precauções, pode engravidar.
Normalmente é quando a amamentação deixa de ser exclusiva, ou seja quando começa a dar outros alimentos ao bebé, que recomeçam os ciclos férteis da mulher. Mas como é muito incerto o momento em que esse recomeço ocorre, o melhor é tomar medidas para evitar engravidar.
Desde que reinicia a vida sexual, deve usar um método contraceptivo. Seja o preservativo, o diafragma ou uma pílula de baixa dosagem. Peça conselho ao seu médico na consulta do pós-parto.
Fonte: IOL Mãe
Fonte: IOL Mãe
2 comentários:
Bom dia,
Pode dizer me o seu contacto?
Obrigada,
Maria Xavier
Bom dia,
Poderá contactar-me através de e-mail para:
ideiassaborosas@gmail.com
Obrigado
Enviar um comentário